
Onde a gente vai encontra um computador, alguém com o celular na orelha, ou ligando ou ouvindo música, vendo tv, tirando foto, mp3 players, etc etc etc. Na tevê, gente mostrando, falando, usando celulares o tempo todo... internet, videochats, e o escambauuu... comerciais de celulares somam boa parte da programação vendida de muitos canais e a cada dia novas tecnologias e acessórios aparecem para turbinar ou encantar os consumidores ávidos por aqueles negocinhos que são "imprescindíveis" à vida cotidiana.
Eu vi um comercial de um seriado chamado Gossip Girls onde alguém lá dizia que num colégio estava proibido o uso de celulares. As meninas em volta reclamaram e uma delas soltou: "este é o pior dia da minha vida". Daí eu pergunto É mesmo? Será que é tão ruim ficar sem celular? Ou sem mexer em um computador?
Se pararmos pra pensar, é difícil lembrar de quanto não tínhamos essas regalias. Me lembro que quando eu era pequeno, eu tinha que ir até a casa da minha avó para ter notícias, porque não era todo mundo que possuía telefone. Aliás, antes das privatizações da telefonia, tinha gente que trocava lotes e carros por uma linha telefônica e esperava até quatro meses para possuir o direito de conseguir se comunicar sem ter que ir a um telefone público, que usava FICHA.
Computadores eram encontrados somente em escritórios e bancos e o video game mais incrível era o fabuloso Atari. Mas, com o tempo, essas tecnologias foram tomando conta de tudo. Entraram devagar e foram conquistando espaço e escravizando as pessoas sem ninguém perceber, a ponto de quase não conseguirmos encontrar uma pessoa que não possua, ou ao menos use, as tecnologias de comunicações. Resumindo tudo, celulares e informática.
As mães colocavam os meninos de castigo e diziam que eles não poderiam assistir televisão e não poderiam sair de casa. Se uma mãe fala prum garoto, ou garota, que ele não vai sair de casa ele já pula na cadeira e vai navegar. Será que tem mãe que põe menino de castigo impedindo que ele saia pra brincar na rua?
A internet está educando as crianças e os telefones estão tomando conta. Todos nós, na verdade, estamos sendo mimados e embalados pelas tecnologias que sempre estão ao nosso lado para nos ajudar. Eu acordo porque meu celular disperta, vou para o trabalho ouvindo música, no meu celular, no trabalho, grudo no notebook; às vezes, para relatórios, preciso de fotos que eu tiro usando minha câmer... rs, te enganei, usando meu celular, transfiro para o pc, e quando estou com algum tipo de dúvida eu recorro a quem? À titia Internet! De volta para casa, escutando músicas no celular durante o percurso, entro na net e vou relaxar fora do ambiente tenso de dependência tecnologica que foi meu dia. Pesquiso algumas coisas, msn, paltalk, orkut, 3 blogs, quatro contas de e-mail, site, relatórios, algum joguinho on line e corro pra cama, colocando o celular para despertar novamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário